Simulação em pátios de contêineres
Contêineres vazios são cheios de problemas para embarcadores, transportadoras e portos. Os pátios de contêineres virtuais são a solução?
A perda é inimiga declarada da cadeia de suprimentos. Se tempo e dinheiro forem desperdiçados devido ao excesso de estoque, movimentações desnecessárias de cargas, erros de produção, sistemas de tecnologia sub-utilizados, ou previsões de vendas inacuradas, os profissionais de logística ficarão sobrecarregados todos os dias, somente evitando perdas e ineficiência.
Uma fonte particularmente problemática de perda para as transportadoras hoje são os contêineres vazios. Graças aos constantes aumentos do transporte global, os níveis de permuta de contêineres estão muito elevados – não compensa levar o contêiner vazio de volta à sua origem – o que tem levado a uma abundância de contêineres vazios empilhados nos terminais portuários, plataformas ferroviárias e depósitos de contêineres.
O fluxo de contêineres também significa um grande volume de semirreboques e contêineres vazios atravessando as rodovias. Este eliminador de eficiência provém de duas fontes: contêineres de importação vazios retornando de uma instalação destinatária para um terminal e contêineres vazios viajando do porto para serem carregados com produtos de exportação no centro de distribuição do embarcador. Estas viagens extras aumentam muito tempo e gasto de transporte perdido tanto para as transportadoras quanto para os embarcadores.
Uma novidade para atenuar esta situação é o Pátio de Contêineres Virtuais (VCY), uma tecnologia relativamente inexplorada, com o objetivo de reduzir a movimentação de contêineres vazios. Embora os detalhes de cada sistema variem, um VCY é uma plataforma de troca de informações pela web que permite aos usuários atenderem às necessidades de equipamentos vazios para que eles possam permutar os contêineres vazios sem retorná-los a um terminal, plataforma ferroviária ou pátios de contêineres.
Uma fonte particularmente problemática de perda para as transportadoras hoje são os contêineres vazios. Graças aos constantes aumentos do transporte global, os níveis de permuta de contêineres estão muito elevados – não compensa levar o contêiner vazio de volta à sua origem – o que tem levado a uma abundância de contêineres vazios empilhados nos terminais portuários, plataformas ferroviárias e depósitos de contêineres.
O fluxo de contêineres também significa um grande volume de semirreboques e contêineres vazios atravessando as rodovias. Este eliminador de eficiência provém de duas fontes: contêineres de importação vazios retornando de uma instalação destinatária para um terminal e contêineres vazios viajando do porto para serem carregados com produtos de exportação no centro de distribuição do embarcador. Estas viagens extras aumentam muito tempo e gasto de transporte perdido tanto para as transportadoras quanto para os embarcadores.
Uma novidade para atenuar esta situação é o Pátio de Contêineres Virtuais (VCY), uma tecnologia relativamente inexplorada, com o objetivo de reduzir a movimentação de contêineres vazios. Embora os detalhes de cada sistema variem, um VCY é uma plataforma de troca de informações pela web que permite aos usuários atenderem às necessidades de equipamentos vazios para que eles possam permutar os contêineres vazios sem retorná-los a um terminal, plataforma ferroviária ou pátios de contêineres.
Como funciona
Os operadores de caminhões acessam um sistema VCY para divulgar a disponibilidade de contêineres vazios, descrevendo as informações pertinentes, tais como local e disponibilidade dos unitizadores. Outros operadores de caminhões, em busca de contêineres vazios, verificam esta disponibilidade e solicitam uma transação de permuta. O sistema solicita a permissão da transportadora marítima dona do contêiner e a transação é aceita ou recusada.
O conceito de VCY representa uma tentativa de uso de tecnologias de TI simples e bem testadas - incluindo a próxima geração da Internet e outras novas plataformas - para aumentar a eficiência e diminuir os custos da logística de carga dos portos na parte terrestre.
Os operadores de caminhões acessam um sistema VCY para divulgar a disponibilidade de contêineres vazios, descrevendo as informações pertinentes, tais como local e disponibilidade dos unitizadores. Outros operadores de caminhões, em busca de contêineres vazios, verificam esta disponibilidade e solicitam uma transação de permuta. O sistema solicita a permissão da transportadora marítima dona do contêiner e a transação é aceita ou recusada.
O conceito de VCY representa uma tentativa de uso de tecnologias de TI simples e bem testadas - incluindo a próxima geração da Internet e outras novas plataformas - para aumentar a eficiência e diminuir os custos da logística de carga dos portos na parte terrestre.
A hora da automação
As transportadoras estão percebendo a necessidade de sistemas automatizados para conter o erro humano e os provedores de conseguirem o potencial lucrativo na oferta de uma funcionalidade robusta.
Várias verificações críticas devem ser realizadas para permitir que uma permuta ocorra. Uma transportadora marítima deve determinar o seguinte:
As transportadoras estão percebendo a necessidade de sistemas automatizados para conter o erro humano e os provedores de conseguirem o potencial lucrativo na oferta de uma funcionalidade robusta.
Várias verificações críticas devem ser realizadas para permitir que uma permuta ocorra. Uma transportadora marítima deve determinar o seguinte:
1. Eu quero este contêiner cheio de carga? Embora a maioria dos contêineres são mais valiosos cheios do que vazios, em alguns casos as transportadoras podem optar por não colocar o contêiner de volta no rodízio.
2. Para quem vai o contêiner? Os problemas de responsabilidade são importantes, especialmente se uma empresa de transporte rodoviário pedir para transferir o contêiner para outra empresa. As transportadoras marítimas devem saber se os caminhoneiros estão segurados; também, se um caminhoneiro deve encargos diários para uma transportadora.
3. Para que será usado o contêiner? As transportadoras marítimas devem saber o que o caminhoneiro quer transportar no contêiner e garantir que seja um uso apropriado do ativo.
2. Para quem vai o contêiner? Os problemas de responsabilidade são importantes, especialmente se uma empresa de transporte rodoviário pedir para transferir o contêiner para outra empresa. As transportadoras marítimas devem saber se os caminhoneiros estão segurados; também, se um caminhoneiro deve encargos diários para uma transportadora.
3. Para que será usado o contêiner? As transportadoras marítimas devem saber o que o caminhoneiro quer transportar no contêiner e garantir que seja um uso apropriado do ativo.
Comece devagar
O sucesso dos sistemas VCY depende dos caminhoneiros e transportadoras marítimas fazerem as coisas acontecer. Um jeito de fazer isso é começar devagar.
As transportadoras não precisam começar a usar um sistema VCY no país inteiro. E elas não precisam começar com situações extremamente complexas, envolvendo múltiplas transportadoras marítimas e múltiplos caminhoneiros. As transportadoras podem colher benefícios até mesmo das transações mais básicas de VCY.Se bem implementado, o sistema pode favorecer uma relação na qual todos saiam ganhando.
O sucesso dos sistemas VCY depende dos caminhoneiros e transportadoras marítimas fazerem as coisas acontecer. Um jeito de fazer isso é começar devagar.
As transportadoras não precisam começar a usar um sistema VCY no país inteiro. E elas não precisam começar com situações extremamente complexas, envolvendo múltiplas transportadoras marítimas e múltiplos caminhoneiros. As transportadoras podem colher benefícios até mesmo das transações mais básicas de VCY.Se bem implementado, o sistema pode favorecer uma relação na qual todos saiam ganhando.
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