Bem vindo ao Blog da Crowmatec

Bem vindo ao Blog da Crowmatec!
Publicaremos matérias e artigos relacionadas a movimentação de cargas.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Procura-se um armazém (a qualquer custo?)


Já é comum encontrar no LinkedIn, rede social de engravatados e não engravatados, anúncios de profissionais em busca de armazéns ou espaços para locação e instalação de operações logísticas. O que não deixa de ser uma excelente iniciativa para conectar o setor e facilitar o acesso a informações sobre equipamentos, novas tecnologias e, por que não, espaços para locação. No entanto, pensando no  crescimento sustentável da logística, a ausência de critérios nessa “busca” deveria preocupar o setor, e muito.
Os “anúncios” visualizados na rede são tão diretos que até demonstram um certo desespero do profissional. Linhas como: “procura-se urgente armazém com 20 mil metros quadrados em São Paulo” já são rotina. Por outro lado, questionamentos ou exigências que qualificariam o armazém, como acesso ao transporte público para facilitar o deslocamento dos funcionários, sistema de tratamento e reuso de água, iluminação zenital (ou natural) para reduzir o consumo de energia e evitar desperdícios ou, pelo menos, um sistema natural de troca de ar passam longe dessas solicitações e só deixam uma dúvida no ar: como pode a logística pedir para ser levada a sério quando ela própria não se leva a sério?
Para essas empresas com a corda no pescoço, uma operação logística talvez seja um amontoado de bugigangas que precisam ser jogadas em uma caixa grande o suficiente para não deixar nem mesmo um item do lado de fora. Essa visão até funciona em curto prazo, mas gera desperdícios, eleva o custo operacional e afeta o desempenho da equipe.
Para alguns, esses questionamentos podem parecer muita exigência e pouca prática, afinal a realidade do dia a dia é muito mais complicada do que se parece. E, sem dúvida, é. Mas isso não significa que a qualidade tem que ser deixada de lado. Essa coisa de aceitar o “mais ou menos” já deveria estar fora do dicionário logístico há muito tempo. Nesse setor, que desculpas sejam dadas aos que não concordam, precisão, planejamento e eficiência são primordiais. Não só em razão dos resultados, mas também porque a logística impacta diretamente na sociedade e no meio ambiente, o que traz uma enorme responsabilidade ao segmento e faz dos desesperados, amadores com data de validade vencida.
Mauricio MirandaIMAM
Fonte: http://www.imam.com.br/revistaintralogistica/logistica-sustentavel/html/2/category/category/itemlist



Nenhum comentário:

Postar um comentário