Confira
dicas para aperfeiçoar as operações de armazenagem de embalagens
Uma
movimentação bem feita reduz custos e perdas, já que o recebimento do material
num centro de distribuição
é um momento chave na cadeia de suprimentos. Neste artigo, vamos tratar de
diferentes possibilidades para gerenciar os estoques de embalagens com foco em
respostas cada vez mais eficientes.
Controle as
especificações de entrada: assegure que os produtos recebidos se encaixem em seus módulos de
estocagem, pois as caixas de papelão precisam ser dimensionadas para serem
empilhadas em paletes adequadamente.
As quantidades precisam ser relacionadas com o incremento de sua
utilização, assim como a qualidade e a resistência da embalagem precisa ser
suficiente para permitir seu empilhamento seguro na altura máxima estabelecida
em sua instalação. Marcações na caixa de papelão devem ser claras para permitir
identificar o produto e seu local de destino na empresa.
Marque horário para
as entregas: ao exigir horário de entregas será necessário controlar as áreas
de recebimento. Os horários também asseguram que somente o material
necessário passe pela porta. Como as
entregas podem ser combinadas com a programação de uso, a empresa de
transporte acabará por fornecer espaço
de estocagem a curto prazo.
Controle a prol
iferação de SKUs: uma
das formas mais fáceis de reduzir as necessidades de espaço num armazém é reduzir o número de itens diferentes que são
estocados, sem a movimentação
desnecessária de SKU (“stock keeping unit”, unidade distinta mantida em
estoque) que pode ter uma face para a separação. Mais faces resultam em mais
corredores que, dessa forma, ficam com zero de estocagem por metro cúbico. Mesmo as empresas com vendas altamente
sazonais que trabalham efetivamente em pequenos armazéns podem utilizar técnicas
de estocagem de alta densidade, com pouco espaço de corredor e faces limitadas.
As empresas que operam desta forma compreendem que,
para cada novo SKU introduzido, um antigo precisa ser eliminado.
Produza o segundo
pedido: quando possível, a produção pode ser iniciada logo antes do pedido
ser expedido. Isto significa empregar totalmente o conceito de JIT (“just in
time”). Muitas empresas não são capazes de fazer isto, mas pode ser possível
manter um fluxo de produção dos componentes com a montagem final para um pedido
de cliente específico. A meta de uma tendência zero no estoque pode ser
atingida quando há uma integração entre a empresa e o cliente sobre a demanda.
Além disso, pequenos lotes de produtos acabados com reabastecimento
mais freqüente abrem espaço no armazém por meio da redução do estoque mantido
para cada SKU.
Adote uma
mentalidade de resposta eficiente: o ECR (“efficient consumer response”, resposta eficiente ao
consumidor) foi projetado para reduzir o estoque no canal de distribuição por
meio do fluxo contínuo dos produtos de uma instalação, ao invés de estocá-los.
Os programas de ECR, que lidam diretamente com a redução do estoque, incluem:
crossdocking; uso do EDI (“electronic data interchange”, intercâmbio eletrônico
de dados) para comunicar a data do pedido; estoque e expedição; a leitura no
ponto de venda para criar pedidos de reabastecimento automático com base no
consumo real
e parcerias fornecedor-cliente para facilitar o JIT.
Itens de movimentação lenta
ou aqueles que são normalmente expedidos
em pequenas quantidades
podem entregues diretamente aos clientes
Redistribua o
crossdocking de produtos que entram: as operações do varejo que distribuem às suas próprias lojas podem reduzir o estoque a praticamente zero por
meio do crossdocking da mercadoria que compra. Em sua forma mais simples, no
momento em que você pede a mercadoria, dá ao seu fornecedor as instruções de
distribuição. O fornecedor é responsável pela embalagem da mercadoria na
quantidade exigida em cada loja, rotulação com o endereço do local de destino e
entrega em seu armazém que deve fazer o sortimento do material que entra por loja
e carregá-lo nos veículos adequados.
Execute o
crossdocking de produtos acabados que saem:
fabricantes distribuidores podem utilizar o crossdocking para reduzir estoque e movimentação. Numa operação
de palete completo, os fabricantes podem fazer o sortimento dos paletes
diretamente da linha de produção para os locais de destino. Se não há
necessidade de nenhuma função de controle de qualidade ou que possa ser feita
posteriormente (por exemplo, o produto destinado a instalações controladas pela
empresa), os veículos que saem podem ser carregados diretamente. Se há
necessidade de controle de qualidade, o produto precisa ficar aguardando para
posterior separação. Nas operações onde paletes incompletos deverão ser
expedidos aos clientes, o fabricante pode expedir paletes completos a um ponto
de distribuição (o centro de distribuição da empresa ou um terceiro) precedido por
uma Notificação Prévia de Expedição dizendo ao distribuidor o que
irá chegar. O distribuidor pode, então, cruzar tais informações da notificação com os dados do pedido para
determinar paletes mistos a serem formados para a expedição. Mediante
recebimento do produto no centro de distribuição, os paletes completos que
entram
são divididos em módulos predeterminados de SKUs mistos para expedição.
Reúna os pedidos em
lotes: se
você não tem poder de comprar para impor as suas necessidades aos fornecedores,
pode obter praticamente os mesmos resultados por meio da totalização das
necessidades da loja e pedir tal quantidade exata ao fornecedor. Ao receber, o
armazém precisa fazer o sortimento da mercadoria para distribuição às lojas
individuais.
Execute o
crossdocking de recebimentos: esta
técnica combina o crossdocking com pequenas entregas frequentes para balancear
o estoque baixo. Este método envolve um processo de pedidos mais complicado, mas
permite que a operação seja invisível ao gerente da loja. Neste conceito, a
central de pedidos é responsável pelas previsões do pedido - baseadas nas
informações do ponto de vendas ou no conhecimento do mercado, histórico da
movimentação do produto e conhecimento das promoções que ocorrerão – para produtos específicos que
ficaram em crossdocking. As entregas devem ser programadas semanalmente e as
quantidades podem variar, dependendo das mudanças no mercado e dos planos
promocionais.
Fonte:http://www.imam.com.br/consultoria/index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=89&Itemid=43
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