A heurística de Clarke e Wright (1964) surge, no campo da logística, como factor de simplicidade e flexibilidade na formulação da programação de rotas, no âmbito da gestão de transporte. Existem vários estudos que demonstram diferentes formas possíveis de programação de rotas. Para a sua implementação, são necessários conhecimentos matemáticos bastante complexos, restringindo deste modo, a sua utilização em algumas empresas (Carvalho, 2002, p. 206).
Esta heurística baseia-se na troca de conjuntos de rotas em cada ponto de chegada, caso seja possível ou desejável, por forma a melhorar o desempenho global. Por conseguinte, uma das designações atribuída à formulação é aheurística de poupança de Clarke e Wright (Carvalho, 2002, p. 207).
A formulação supracitada demonstra grande utilidade para frotas homogéneas, uma vez que admite a minimização da frota e da distância percorrida. No entanto, a heurística não possui a capacidade de manipulação de dados referentes a frotas heterogéneas, por não considerar os custos fixos e directos associados à variabilidade dos veículos e das distâncias percorridas (Teixeira, 2002, p. 4).
Desenvolvimento do método
Primeiramente, são definidas as restrições básicas do problema, como por exemplo: por cada rota apenas é atendido um cliente. Com base nestas restrições, deve-se garantir a menor distância possível no atendimento de todos os clientes. Por conseguinte, elabora-se uma lista com as rotas (de ida e volta) desde o armazém até cada dois clientes, e calculam-se os custos inerentes às respectivas deslocações (Sij).
Sij = d0i + d0j − dij
Sendo, d0i e d0j representantes da distância entre o armazém e os clientes i e j, respectivamente, e dij a distância entre os dois clientes.
Em suma, esta lista é organizada de forma decrescente de custos, sendo que a solução óptima corresponde ao custo total mínimo (Miura, 2008, p. 15-18) e (Teixeira, 2002, p. 5-6).
Referências
- CARVALHO, José Mexia Crespo de – Logística. 3ª ed. Lisboa: Sílabo, 2002. ISBN 978-9-726-18279-5
- MIURA, Marcos - Modelagem heurística no problema de distribuição de cargas fraccionadas de cimento [Em linha]. São Paulo: [s.n.], 2008. [Consult. em 24 Mar. 2009]. 84 p. Dissertação apresentada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para obtenção do título de mestre em engenharia. Disponível em WWW: <URL:http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-17112008-115017/>
- TEIXEIRA, Roberto Gomes; CUNHA, Claudio Barbieri da - Heurísticas para o problema de dimensionamento e roteirização de uma frota heterogénea utilizando o algoritmo out-of-kilter [Em linha]. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2002. [Consult. em 24 Mar. 2009]. Disponível em WWW: <URL:http://www.ptr.poli.usp.br/ptr/docentes/cbcunha/files/heuristicas_dimens_roteir_OOK_CBC.pdf>Origem: Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Heur%C3%ADstica_de_Clarke_e_WrightTermos de publicação: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.pt
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