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quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Transporte multimodal



Caminhão de Carga
transporte multimodal é a articulação entre vários modos detransporte, de forma a tornar mais rápidas e eficazes as operações de transbordo. O Transporte Multimodal é aquele em que serão necessários mais de um tipo de veículo para conduzir a mercadoria até ao seu destino final, deste modo serão utilizados desde caminhões, naviosaviões ou outro tipo de condução necessário para a entrega (Cos et al., 2000, p. 509). Assim para a mercadoria chegar até ao seu destino final ela necessitará de passar por mais de um tipo de transporte, podendo contratar uma empresa que faça essas mudanças, sem que o importador ou exportador se envolva nessas trocas.
A multimodalidade, apesar de defendida pelos ambientalistas e alguns especialistas de transporte de mercadorias, implica a acumulação de custos pela utilização de interfaces modais, tais como, transbordo, handling entre outros (Dias, 2005, p. 210).

Índice

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Requisitos

Para um transporte ser considerado como multimodal, é necessário que:
  • Seja realizado, pelo menos, por dois modos de transporte;
  • Exista um único responsável perante o dono da carga (OTM);
  • Exista um único contrato de transporte entre o Transportador e o dono da mercadoria;
  • Exista um conhecimento único (Multimodal Bill of Lading ), válido para todo o percurso;
  • Sejam utilizadas cargas unitizadas indivisíveis;
  • Sejam feitas inspecções fiscais apenas na origem e no destino.


Intermodalidade

A intermodalidade pode ser descrita como a não ocorrência de quebra da carga quando o transporte da mercadoria se faz, no mínimo, por dois modos diferentes de tracção (transporte combinado), desde o momento da carga até à descarga. Por outras palavras, a intermodalidade é um transporte combinado, mas sem ruptura do modo de tracção bem como da carga (Dias, 2005, p. 217).


Interconectividade

A interconectividade nos transportes engloba não só a multimodalidade, isto é, a utilização no mesmo processo de transportes, com ou sem quebra da carga, de pelo menos dois transportes, mas também a intermodalidade, processo já referido anteriormente (Dias, 2005, p. 21600).


Transportes modais

Em matéria de modais os transportes podem ser dividos em rodoviárioferroviárioaquaviárioaéreo, por dutoviário Carvalho, 1996, p. 196). Existem claras vantagens e desvantagens nos diferentes tipos de transporte, bem como possíveis melhorias de modo a torná-los mais competitivos. Senão veja-se (Carvalho, 1996, p. 198-200):


Modo Rodoviário

Vantagens
  • Manuseamento mais simples (cargas menores)
  • Grande competitividade em distâncias curtas/médias
  • Elevado grau de adaptação
  • Baixo investimento para o operador
  • Rápido e eficaz
  • Custos mais baixos de embalagem
  • Grande cobertura geográfica
Desvantagens
  • Aumento do preço com a distância
  • Espaço limitado
  • Sujeito às condições atmosféricas
  • Sujeito ao trânsito
  • Sujeito à regulamentação (circulação, horários)
Melhorias Possíveis
  • Melhoria nos contentores de modo a adaptarem-se a outros tipos de transporte (interface multimodal)
  • Melhoria nos sistemas semi-automáticos de cargas e descarga
  • Aumento no uso de contentores/pallets standard
  • Implantação de sistemas de localização por coordenas geográficas
  • Uso de sistemas de comunicação rádio


Modo ferroviário

Comboio de carga
Vantagens
  • Ideal para grandes quantidades de carga
  • Baixo custo para grandes distâncias
  • Bom para produtos de baixo valor e alta densidade
  • Pouco afectado pelo tráfico e condições atmosféricas
  • Amigo do ambiente
Desvantagens
  • Serviços e horários pouco flexíveis
  • Pouco competitivo para distâncias curtas e cargas pequenas
  • Grande dependência de outros transportes (nomeadamente rodoviário)
  • Pouco flexível pois só para de terminal em terminal
  • Elevados custos de manuseamento
Melhorias Possíveis
  • Aumento da velocidade de trajecto e das cargas/descargas
  • Comboios mais frequentes
  • Melhoria de equipamento dos terminais
  • Uso de sistemas de informação que permitam melhorar o controlo das frotas ferroviárias e programação de rotas


Modo aéreo

Boeing 747 da Air New Zealandfazendo a descolagem do AeroportoInternacional de ChristchurchNova Zelândia.
Vantagens
  • Bom para situações de "aperto" a larga distância
  • Bom para mercadoria de elevado valor a grandes distâncias
  • Boa fiabilidade e frequência entre cidades
  • Velocidade de transporte
Desvantagens
  • Pouco flexível, pois trabalha terminal a terminal
  • Mais lento do que rodoviário para pequenas distâncias
  • Elevado custo para grande parte dos produtos
Melhorias Possíveis
  • Melhor adaptação ao multimodal, transportando partes de veículos rodoviários
  • Sistemas informatizados mais sofisticados para a gestão das capacidades de transporte
  • Melhoria de cargas e descargas em terminais


Modo Aquaviário (dividido em transporte marítimo(mares), lacustre (lagos)e fluvial(rios))

Navio de carga.
Vantagens
  • Competitivo para produtos de muito baixo custo (químicos industriais,ferrocimentopetróleo, minerais e outros)
Desvantagens
  • Velocidade reduzida
  • Muito pouco flexível
  • Limitados a zonas com orla marítima ou rios navegáveis
Melhorias Possíveis
  • Associação a sistemas de armazenagem e transporte em terminal
  • Melhor funcionamento sempre que inserido em plataformas multimodais


Modo Dutoviário

Vantagens
  • Longa vida útil
  • Pouca manutenção
  • Baixa mão-de-obra
  • Rápido
  • Funciona pronto a pronto para líquidos ou gases(gás natural , químicos e outros)
Desvantagens
  • Não se adapta a muitos tipos de produtos
  • Investimento inicial elevado
Melhorias Possíveis
  • Sistemas de construção por módulos e mais rápidos
  • Sistemas de controlo e observação de avarias


Referências

  • CARVALHO, José Mexia Crespo de - Logística. Lisboa: Edições Sílabo, 1996. ISBN 978-972-618-147-7
  • COS, Jordi Pau; GASCA, Ricardo de Navascués - Manual de logística integral. Madrid: Diaz de Santos. 2000. ISBN 978-847-978-345-7
  • DIAS, João Carlos Quaresma - Logística Global e Macrologística. Lisboa: Edições Sílabo. 2005. ISBN 978-972-618-369-3
  • RODRIGUES, Paulo Roberto Ambrosio - Introdução aos sistemas de transporte no Brasil e à logística internacional. 2ª ed. rev. São Paulo: Aduaneiras, 2002. ISBN 978-857-129-490-5

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