O transporte multimodal é a articulação entre vários modos detransporte, de forma a tornar mais rápidas e eficazes as operações de transbordo. O Transporte Multimodal é aquele em que serão necessários mais de um tipo de veículo para conduzir a mercadoria até ao seu destino final, deste modo serão utilizados desde caminhões, navios, aviões ou outro tipo de condução necessário para a entrega (Cos et al., 2000, p. 509). Assim para a mercadoria chegar até ao seu destino final ela necessitará de passar por mais de um tipo de transporte, podendo contratar uma empresa que faça essas mudanças, sem que o importador ou exportador se envolva nessas trocas.
A multimodalidade, apesar de defendida pelos ambientalistas e alguns especialistas de transporte de mercadorias, implica a acumulação de custos pela utilização de interfaces modais, tais como, transbordo, handling entre outros (Dias, 2005, p. 210).
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Requisitos
Para um transporte ser considerado como multimodal, é necessário que:
- Seja realizado, pelo menos, por dois modos de transporte;
- Exista um único responsável perante o dono da carga (OTM);
- Exista um único contrato de transporte entre o Transportador e o dono da mercadoria;
- Exista um conhecimento único (Multimodal Bill of Lading ), válido para todo o percurso;
- Sejam utilizadas cargas unitizadas indivisíveis;
- Sejam feitas inspecções fiscais apenas na origem e no destino.
Intermodalidade
A intermodalidade pode ser descrita como a não ocorrência de quebra da carga quando o transporte da mercadoria se faz, no mínimo, por dois modos diferentes de tracção (transporte combinado), desde o momento da carga até à descarga. Por outras palavras, a intermodalidade é um transporte combinado, mas sem ruptura do modo de tracção bem como da carga (Dias, 2005, p. 217).
Interconectividade
A interconectividade nos transportes engloba não só a multimodalidade, isto é, a utilização no mesmo processo de transportes, com ou sem quebra da carga, de pelo menos dois transportes, mas também a intermodalidade, processo já referido anteriormente (Dias, 2005, p. 21600).
Transportes modais
Em matéria de modais os transportes podem ser dividos em rodoviário, ferroviário, aquaviário, aéreo, por dutoviário Carvalho, 1996, p. 196). Existem claras vantagens e desvantagens nos diferentes tipos de transporte, bem como possíveis melhorias de modo a torná-los mais competitivos. Senão veja-se (Carvalho, 1996, p. 198-200):
Modo Rodoviário
Vantagens
- Manuseamento mais simples (cargas menores)
- Grande competitividade em distâncias curtas/médias
- Elevado grau de adaptação
- Baixo investimento para o operador
- Rápido e eficaz
- Custos mais baixos de embalagem
- Grande cobertura geográfica
Desvantagens
- Aumento do preço com a distância
- Espaço limitado
- Sujeito às condições atmosféricas
- Sujeito ao trânsito
- Sujeito à regulamentação (circulação, horários)
Melhorias Possíveis
- Melhoria nos contentores de modo a adaptarem-se a outros tipos de transporte (interface multimodal)
- Melhoria nos sistemas semi-automáticos de cargas e descarga
- Aumento no uso de contentores/pallets standard
- Implantação de sistemas de localização por coordenas geográficas
- Uso de sistemas de comunicação rádio
Modo ferroviário
Vantagens
- Ideal para grandes quantidades de carga
- Baixo custo para grandes distâncias
- Bom para produtos de baixo valor e alta densidade
- Pouco afectado pelo tráfico e condições atmosféricas
- Amigo do ambiente
Desvantagens
- Serviços e horários pouco flexíveis
- Pouco competitivo para distâncias curtas e cargas pequenas
- Grande dependência de outros transportes (nomeadamente rodoviário)
- Pouco flexível pois só para de terminal em terminal
- Elevados custos de manuseamento
Melhorias Possíveis
- Aumento da velocidade de trajecto e das cargas/descargas
- Comboios mais frequentes
- Melhoria de equipamento dos terminais
- Uso de sistemas de informação que permitam melhorar o controlo das frotas ferroviárias e programação de rotas
Modo aéreo
Vantagens
- Bom para situações de "aperto" a larga distância
- Bom para mercadoria de elevado valor a grandes distâncias
- Boa fiabilidade e frequência entre cidades
- Velocidade de transporte
Desvantagens
- Pouco flexível, pois trabalha terminal a terminal
- Mais lento do que rodoviário para pequenas distâncias
- Elevado custo para grande parte dos produtos
Melhorias Possíveis
- Melhor adaptação ao multimodal, transportando partes de veículos rodoviários
- Sistemas informatizados mais sofisticados para a gestão das capacidades de transporte
- Melhoria de cargas e descargas em terminais
Modo Aquaviário (dividido em transporte marítimo(mares), lacustre (lagos)e fluvial(rios))
Vantagens
- Competitivo para produtos de muito baixo custo (químicos industriais,ferro, cimento, petróleo, minerais e outros)
Desvantagens
- Velocidade reduzida
- Muito pouco flexível
- Limitados a zonas com orla marítima ou rios navegáveis
Melhorias Possíveis
- Associação a sistemas de armazenagem e transporte em terminal
- Melhor funcionamento sempre que inserido em plataformas multimodais
Modo Dutoviário
Vantagens
- Longa vida útil
- Pouca manutenção
- Baixa mão-de-obra
- Rápido
- Funciona pronto a pronto para líquidos ou gases(gás natural , químicos e outros)
Desvantagens
- Não se adapta a muitos tipos de produtos
- Investimento inicial elevado
Melhorias Possíveis
- Sistemas de construção por módulos e mais rápidos
- Sistemas de controlo e observação de avarias
Referências
- CARVALHO, José Mexia Crespo de - Logística. Lisboa: Edições Sílabo, 1996. ISBN 978-972-618-147-7
- COS, Jordi Pau; GASCA, Ricardo de Navascués - Manual de logística integral. Madrid: Diaz de Santos. 2000. ISBN 978-847-978-345-7
- DIAS, João Carlos Quaresma - Logística Global e Macrologística. Lisboa: Edições Sílabo. 2005. ISBN 978-972-618-369-3
- RODRIGUES, Paulo Roberto Ambrosio - Introdução aos sistemas de transporte no Brasil e à logística internacional. 2ª ed. rev. São Paulo: Aduaneiras, 2002. ISBN 978-857-129-490-5
Origem:
Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte_multimodal
Termos de publicação: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.pt
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