Bem vindo ao Blog da Crowmatec

Bem vindo ao Blog da Crowmatec!
Publicaremos matérias e artigos relacionadas a movimentação de cargas.

domingo, 25 de novembro de 2012

Profissão da logística – Diretor da Logística



Departamento
Supply chain e/ou logística
Subordinação
Responde ao principal executivo (CEO) da empresa ou diretamente ao conselho diretivo
Propósito
Responsável pela visão, estratégia, liderança e desempenho de todo o sistema 
de abastecimento (oferta) e distribuição (atendimento da demanda). Auxilia o 
comitê executivo nas decisões de planejamento, orçamento, controle 
econômico/financeiro e recursos humanos para alcançar os objetivos empresariais
estabelecidos. Administra os gerentes e participa dos planos de marketing e S&OP, 
visando ao lucro e à prosperidade do negócio
Funções e Atividades
Operações: avaliar todos os processos de inbound, intralogística e outbound, 
desenvolvendo planos, projetos e metas de curto e longo prazo. Supervisionar todos os 
serviços de suprimentos e distribuição para assegurar que as necessidades explícitas e 
implícitas da empresa e de seus clientes sejam atendidas. Promover inovações e 
focalizar recursos e esforços na melhoria contínua, tomando decisões sobre 
investimentos, instalações, ampliações, substituições e interrupções  de operações 
e serviços
Relacionamentos: estabelecer e manter relacionamentos profissionais e cordiais com 
clientes, fornecedores, parceiros comerciais, público, órgãos governamentais, 
imprensa e demais interessados. Resolver conflitos entre funcionários, departamentos 
e outras entidades conforme requerido
Comunicação: participar ativamente em reuniões executivas para compartilhar ideias, 
avaliar opções e estabelecer políticas. Exercer liderança efetiva, representando o 
departamento em eventos públicos e privados
Perfil
Formação: usualmente engenharia, administração, economia ou comércio exterior, 
com pós-graduação na área. Deve se manter atualizado através de eventos, leitura, 
grupos de interesse específico e educação continuada em assuntos de logística, 
administração e tecnologia da informação
Experiência aplicada: cinco ou mais anos em posições similares. É preciso 
compreender o negócio da empresa de forma sistêmica, demonstrando domínio 
de liderança, tomada de decisão e negociação. Habilidade de planejamento e orçamento, 
plano de negócio e análise de investimentos são requeridos. Habilidade de se comunicar 
efetivamente (linguagem e falada) com a organização, com parceiros, clientes e público
Requisitos Especiais
a) Experiência executiva em organizações globais
b) Disponibilidade para viagens frequentes
c) Domínio de segunda ou terceira língua

 Por: Daniel Gasnier


Nenhum comentário:

Postar um comentário